Google Meu Negócio para quem tem um negócio local e não pode perder uma oportunidade única de expandir sua marca.
Essa ferramenta do Google oferece exposição gratuita da sua loja e é uma forma de ampliar sua presença online, algo bem essencial para se tornar mais competitivo em qualquer mercado.
Querer se aprofundar nesse tema e entender por que sua loja física precisa estar no Google Meu Negócio? A Li7 Web Design preparou um conteúdo sobre o assunto. Venha com a gente!
O que é o Google Meu Negócio e como funciona?
O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma onde é possível cadastrar informações sobre a sua loja física para que ela apareça em buscas feitas no Google próximo à sua empresa.
É através desse cadastro que o Google Maps indica estabelecimentos toda vez que um usuário realiza uma pesquisa em determinada localização. Em outras palavras, é uma forma do seu estabelecimento estar no Google Maps, permitindo que ele seja encontrado com mais facilidade.
Pelo Google Meu Negócio, é possível adicionar e gerenciar as seguintes informações sobre a sua empresa:
- Localização;
- Horário de funcionamento;
- Horário de pico de visitas;
- Descrição dos produtos e/ou serviços oferecidos;
- Número de contato.
Além disso, a plataforma também permite adicionar fotos do seu estabelecimento ou produto, facilitando a percepção dos usuários sobre o local ou aquilo que você oferece. Até mesmo empresas que não possuem um site podem fazer o cadastro no Google Meu Negócio, o que aumenta a facilidade do uso da ferramenta.
Como fazer o cadastro no Google Meu Negócio
Criar uma conta no Google Meu Negócio e aproveitar os benefícios desse recurso é bem simples.
Basta acessar o site da ferramenta e preencher os dados solicitados. Depois de adicionar as informações referentes ao seu negócio, você deverá aguardar o recebimento de um código de acesso que será enviado no endereço do estabelecimento pelos Correios.
Quando esse código de acesso chegar (normalmente leva de 10 a 20 dias), a verificação do pedido será feita e sua empresa já estará disponível para visualização no Google My Business.
Por que devo estar no Google Meu Negócio?
Além do que já citamos acima, estar no Google Meu Negócio traz uma série de vantagens para sua empresa. Acompanhe a seguir 4 motivos que mostram por que é tão importante utilizar essa ferramenta do Google:
1. Credibilidade com os consumidores:
Uma das maiores empresas do mundo e com autoridade inegável dentro e fora do digital, o Google é sinônimo de credibilidade em todo o mundo.
Por isso, estar presente em uma das ferramentas da empresa significa ser reconhecida e ganhar a confiança dos consumidores. Para se ter uma ideia, segundo o próprio Google, empresas que estão cadastradas no Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de ganhar credibilidade com o público do que empresas que não estão por lá.
2. Visibilidade em alta:
Cadastrada na ferramenta do Google, automaticamente sua loja ganha muito mais visibilidade entre os consumidores.
Isso porque a exposição gerada não se limita apenas ao Google Meu Negócio. Uma vez que foi cadastrado, o estabelecimento também aparecerá em outros produtos do Google, como o Google+ e o Google Maps. Assim, as chances do seu negócio ser visto por mais pessoas aumentam e as oportunidades de negócio também crescem.
3. Mais interação com os clientes:
Outra vantagem do Google Meu Negócio é a oportunidade para interagir com os próprios consumidores que procuraram pelo seu negócio.
A ferramenta permite que os usuários façam perguntas, comentários e até avaliações do local, o que aumenta o engajamento e fortalece a relação com o público. Para que essa troca seja ainda mais positiva, vale a pena sempre alimentar o perfil com atualizações, fotos e responder os comentários.
4. Aprimorar o SEO para e-commerce:
Além disso, outra vantagem que torna o Google Meu Negócio indispensável é a possibilidade de analisar os dados de acesso e utilizá-los em sua estratégia de marketing.
Vamos explicar: a ferramenta traz informações importantes como quantidade de acessos diários do seu perfil, quais palavras-chave foram usadas no Google e que levaram até o seu negócio e qual foi o passo seguinte depois de um acesso (uma pergunta, acesso aos horários de funcionamento e etc).
Com esses dados em mãos, você poderá fazer ajustes no próprio perfil da ferramenta ou mesmo incluir as palavras-chave mais utilizadas no site da loja. Assim, você aprimora o SEO para e-commerce e seu posicionamento no ranking do Google aumenta.
Com o Google Meu Negócio, você atrai o público certo para o seu negócio!
Viu como vale a pena se cadastrar no Google Meu Negócio? Com essa ótima ferramenta, você conquista a confiança dos clientes, atrai mais público e aumenta a reputação da sua loja. Vale lembrar que é muito importante manter seus dados atualizados e sempre interagir com os usuários por lá.
E sabe quem pode te ajudar a aumentar ainda mais a sua presença no digital? Todo o time de especialistas da Li7 Web Design! Entre em contato através do site e saiba como podemos usar o Marketing Digital para alavancar seus negócios no online!