Conceitos chave de Marketing Digital
Assim como cada especialização tem suas especificidades, o marketing digital é um universo com seus próprios termos. Antes de começar esse post, vamos elucidar cada um desses principais conceitos.
Persona
Ao contrário das estratégias tradicionais, o Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semi fictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal. Assim você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.
Lead
Leads são oportunidades de negócio. São os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutrí-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras.
Funil de Vendas
O Funil de Vendas, também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.
Landing Page
São as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão. A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads.
SEO
Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos, ajudando você a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.
CTA
Os Calls-to-Action ou CTAs são os botões ou chamadas que direcionam a ação que os seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.
Fluxo de Nutrição
É um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.
Marketing de Conteúdo
Aprenda as estratégias que geram resultados reais
Esteja ciente de que o cenário do marketing digital está sempre mudando. Gurus, podcasts e blogueiros declaram uma ferramenta ou tática interessante em uma semana e morta na próxima.
A verdade é que o marketing digital tem menos a ver com “digital” e mais com “marketing”, principalmente porque o marketing digital atingiu a maioridade. Seus fundamentos já foram estabelecidos.
Na Li7 Design Web , nosso objetivo é limpar a confusão sobre as táticas que funcionam e como usá-las para expandir seus negócios. Estamos firmemente contra os chamados “gurus” que promovem o próximo “objeto brilhante” ou “solução rápida” que supostamente eliminará o marketing por e-mail, a publicidade digital ou a otimização de mecanismos de pesquisa.
Aqui, tratamos dos fundamentos.