Identidade visual e marca são dois termos que geralmente são confundidos no processo de construção de uma marca. Por mais simples que seja, a identidade visual é o aspecto visual da marca do negócio e a tentativa de evocar certos sentimentos do consumidor através do visual. Ele transmite significados simbólicos que não podem ser transmitidos apenas pelas palavras. Uma marca é todas as ações que uma empresa executa para criar consciência e se separar da concorrência.

marca corporativa 1

O que é identidade visual

Em termos gerais, uma identidade visual corporativa expressa os valores e ambições de uma organização, seus negócios e suas características.

A identidade visual faz parte da marca, e a marca não está apenas criando um logotipo para sua empresa.

Ela inclui os seguintes elementos:

  • design de logotipo
  • fontes
  • fotos
  • cores, formas e formas
  • e qualquer outro visual que ajude a transmitir a mensagem da sua marca
  • Criação de Logomarca

  • Criação de Mascote

  • Papelaria Corporativa

  • Criação de Banner

  • Rótulo Personalizado

  • Criação de Embalagem

Identidade Visual

Se você está no estágio de identidade visual da sua marca (ou rebranding), há muitas coisas em que pensar. O que você está tentando se comunicar através de sua identidade visual? O que você precisa incluir? Como você garante que a aplicação seja correta? Pode parecer um pouco intimidador, mas não precisa ser.

Se você não sabe por onde começar ou se sente sobrecarregado com o processo, está no lugar certo. Embora marcas diferentes tenham necessidades diferentes  (por exemplo, uma startup enxuta versus uma empresa global), é sempre inteligente começar com o básico e crescer a partir daí.

Aqui, abordaremos o que você precisa incluir, além de uma lista de verificação gratuita e nossas melhores dicas para facilitar o design.

Mas antes de mergulharmos na parte do design, vamos falar sobre o básico.

O que faz uma boa identidade visual?
Forte não é bonita; é proposital, ajudando você a comunicar quem você é, não importa o meio. Mais especificamente é:

  • Flexível: deve poder crescer com a sua marca, independentemente de você estar se ramificando em novos produtos, serviços ou até novos setores.
  • Abrangente: você deseja equipar os designers da sua marca (e qualquer criador de conteúdo) com as ferramentas necessárias para realizar seu trabalho adequadamente.
  • Intuitivo: deve ser intuitivamente projetado e bem construído para que cada elemento complemente o outro.
  • Preciso: uma identidade visual é uma ferramenta para comunicar a essência da sua marca: sua personalidade, valores etc.
  • À medida que você avança no processo de criação, lembre-se de que não está planejando apenas hoje. Você está projetando para o futuro da sua marca.